Plantio
A aquisição de mudas para o plantio é feita somente através de viveiros certificados e com procedência confirmada. A seleção das variedades é determinada considerando diversos fatores, como: qualidade, produtividade, adaptação ao clima local e resistência a pragas e doenças.
Colheita
Colheita manual e mecânica
A colheita é feita de acordo com a necessidade e a disponibilidade da planta. Em plantas menores e mais sensíveis é realizada a colheita manual. Já para as plantas mais robustas, é feita a colheita mecanizada seletiva, na qual a máquina pode ser ajustada para colher com menos intensidade e menos hastes / varetas, para que somente os grãos maduros sejam colhidos. Os outros grãos permanecem nas árvores até estarem maduros e, futuramente, a máquina passa mais uma ou duas vezes na lavoura, até que todos os grãos sejam colhidos na maturação ideal.
A colheita manual também é realizada na produção dos cafés para microlotes.
Benefício Via Úmida
Estrutura via úmida
A estrutura do lavador proporciona a limpeza do café através de um sistema de fluxo de água corrente.
Após a limpeza, os frutos são separados de acordo com sua maturação, por meio de flotação: os frutos mais secos e maduros boiam e, os frutos maduros (cereja) e imaturos (verdes), afundam. Assim, os frutos secos e maduros normalmente seguem para o processamento dos cafés Naturais, que serão secos no terreiro com polpa e casca.
Os frutos maduros que afundaram poderão seguir pelo mesmo caminho de secagem que os frutos com polpa e casca ou que os descascados e/ou despolpados. A decisão de qual caminho o café deve seguir será determinada pelo departamento de qualidade que, previamente, realiza uma prova, para que possa então selecionar o melhor destino para os frutos.
Estrutura via úmida
O descascamento se dá através da pressão da água nos frutos contra uma peneira.
Como os grãos imaturos são mais duros, não cedem a essa pressão e, assim, são descartados por outra via como café de qualidade inferior.
Todo esse processo é feito com tecnologia avançada e com a menor utilização de água possível. A fazenda também conta com os processos de fermentação aeróbia e anaeróbia, controlados para a produção de microlotes.
Café cereja descascado
Café natural
Terreiros
Terreiro de concreto e suspenso
Após o processo de benefício na via úmida, é dado início no processo de secagem do café.
A primeira fase do processo acontece nos terreiros, com auxílio de um recurso natural abundante no país e especialmente nessa microrregião: o sol. A fazenda conta com 8.000 m2 de terreiro de concreto – que permite a seca de maneira delicada, sem “queimar” os grãos pois sua superfície não atinge temperaturas extremamente altas.
Para os microlotes, são utilizados os terreiros suspensos que são estruturas de sombrite elevadas, não permitindo o contato dos grãos com o solo.
Secadores
Controle de temperatura dos secadores
Após a primeira secagem ao sol, os grãos devem passar por uma secagem final e homogênea nos secadores. Essa é necessária pois, ao contrário da primeira ao sol, pode-se controlar a temperatura e o fluxo de ar quente de maneira constante e sem variação.
Os 20 secadores, utilizados na fazenda Nossa Senhora de Fátima, são controlados por sistema eletrônico. Esse sistema veio substituir os controles manuais, por conta dos lotes que eram perdidos por falha humana. Também permite temperatura da massa e de entrada constantes, o que permite uma economia no uso de combustível das caldeiras (madeira) de até 60%.
Silos
Os silos têm capacidade para armazenagem de até 40.000 sacas na própria fazenda.
Portanto, a fazenda é auto-suficiente em armazenagem, não necessitando utilizar armazém terceirizados para sua produção em nenhum momento da safra.
Benefício e rebenefício
A fazenda da família Zancanaro é a única no estado de Goiás a contar com estrutura completa de benefício e rebenefício. A estrutura conta com todas as fases para a entrega de um produto extremamente selecionado para atender as demandas de mercado interno e externo:
Separação de paus e pedras
Benefício
Separação por ventilação
Separação por densidade
Separação por tamanho de peneira
Separação eletrônica por meio de selecionadora eletrônica bicromática
Balança e Ensacadora
Para o mercado externo, os containers saem lacrados da própria fazenda, evitando qualquer intervenção no produto durante o trajeto logístico.